Quem precisa mudar a placa do veículo?

Desde 2020, a placa Mercosul é obrigatória para todos os veículos novos no Brasil. No caso de veículos usados, a placa Mercosul precisa substituir a placa cinza nas transferências de propriedade. Dessa forma, a placa Mercosul também é necessária quando houver mudança de estado ou de município.

O que acontece se não trocar a placa do carro?

O que acontece se não fizer a transferência Ao contrário do que muitos pensam, não trocar a placa atualizando o endereço pode sim gerar multa e até problemas piores. Ou seja, você vai precisar pagar a multa, arcar com o guincho e a diária do carro no pátio até que você deixe tudo de acordo com o exigido por lei.

Como ficou a placa Mercosul?

O que muda na placa padrão Mercosul A placa permanece com sete dígitos, mas tem quatro letras e três algarismos – o inverso da versão antiga. A alteração mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões. Outro detalhe é que a sequência não será de letras e números seguidos.

Porque mudou a placa dos carros?

A proposta da mudança das placas dos veículos para o modelo Mercosul surgiu em 2010 com o objetivo de facilitar a identificação e a fiscalização dos automóveis nos países pertencentes ao bloco econômico. "No novo modelo, a rastreabilidade muda, já que a placa Mercosul conta com o QR Code.

É obrigatório o uso da placa refletiva?

Placas refletivas serão obrigatórias a partir do dia 1° de janeiro de 2012. A decisão do Contran tem como objetivo, segundo a entidade, elevar a segurança no trânsito, ao tornar os veículos mais visíveis em casos de neblina ou chuva, além da condução noturna.

Como solicitar uma nova placa?

Desde março de 2020, o serviço de emplacamento deve ser realizado diretamente em uma empresa estampadora de placas mediante o pagamento da taxa do serviço à própria empresa. Consulte aqui as empresas credenciadas pelo Detran. SP. Clique aqui para mais informações sobre o novo modelo de placas.

Porque mudou a placa para Mercosul?

A intenção é criar um banco de dados unificado do Mercosul e facilitar o trânsito e a fiscalização entre fronteiras. O modelo é inspirado em placas adotadas há vários anos pelos países da União Europeia. Outra mudança se refere ao sistema de cores das placas.

Qual a importância da placa Mercosul?

O objetivo da adoção da nova placa é padronizar e facilitar a identificação dos veículos nos países-membros do Mercosul e garantir mais segurança contra falsificações e fraudes. Esse novo modelo já é utilizado no Uruguai (desde março de 2015) e na Argentina (desde abril de 2016).

Como saber a placa antiga de um veículo?

Como ficará a placa nova em carros que usam o sistema antigo? Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00.

Como substituir placa Mercosul?

Passo a passo para solicitar a placa Mercosul procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão; realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será – no estado – realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email