Guia de Conteúdo
Programe trechos curtos, tipo assim, idealmente uns 250 km por dia, 300 km estourando. Assim você vai ter tempo de fazer paradas sem correria e sem stress.
Isto vai de resistência de cada pessoa, tem pessoas que são acostumadas a dirigir 10 ou 12 horas por dia sem problemas, mas para quem não está acostumado a dirigir tanto assim frequentemente, mesmo 3 ou 4 horas de estrada sem parar podem ser perigosos.
Para isso, pode-se usar como referência a velocidade média de 95km/h e dividir a distância por essa velocidade de referência. Por exemplo, a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo é de 433km, que, divididos pela velocidade média que é 95km/h, dá 4 horas e 55 minutos (433÷95=4,55) de viagem.
Em duas horas, um carro à 50km/h percorre 100km. Um veículo a 50km/h cobre 150km em 3 horas.
Evite fazer viagens longas com carros velhos, que representam maior risco de pane ou problemas mecânicos por desgaste. Faça uma rota de viagem e seja fiel ao seu planejamento: defina com antecedência quantos quilômetros dirigir por dia. De preferência, percorra trechos mais curtos, de até 400 km diários.
Não é possível afirmar ao certo, mas a duração de um motor pode variar do tipo de motorista, estradas e manutençãoQuanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.
Para calcular a velocidade média, precisamos saber a distância entre as cidades e tempo de duração da viagem. Por exemplo, vamos supor que um carro dirigido por uma pessoa gastou 3 horas para percorrer 240 quilômetros. A velocidade média será determinada através da divisão entre a distância e o tempo gasto na viagem.
É simples: se o carro faz 15 quilômetros por litro de gasolina na rodovia, por exemplo, e a viagem será de 810 quilômetros, serão 54 litros consumidos. Basta, então, multiplicar 54 pelo preço do litro da gasolina no posto em que você abastece.
De acordo com o ex-engenheiro do Google Matt Laroche, a previsão de tempo para chegada em um destino é calculada por diversos fatores que incluem: tipos de estrada, dados de velocidade média sobre determinados períodos de tempo, tempos de viagens reais de outros usuários e situação do trânsito em tempo real.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 67-C, estabelece que os motoristas profissionais não podem dirigir por mais de 5 horas e meia ininterruptas. Para os demais motoristas, é importante saber o que dizem outros dois artigos: o 169 e o 166.
Não é permitido dirigir por mais de 05 horas seguidas; Após 05 horas, é necessário um descanso de, no mínimo, 30 minutos; O intervalo para almoço deverá ser de, no mínimo, 01 hora.
Em 20 minutos (um terço de 60 minutos), o carro percorre 30km (um terço de 90km).
Ao dividir 100 km por 80 km/h, o seu tempo de viagem será de 1h25. Não se esqueça dos pedágios!
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email