Quando devo passar na balança?

O que é a Lei da Balança Quando o caminhão ultrapassa o peso permitido, a fiscalização pode aplicar uma multa. Além disso, circular com peso além do limite contribui para desgastar o veículo e aumentar o consumo de combustível.

É obrigatório passar na balança?

A pesagem é obrigatória e os veículos que não atendam às exigências estão sujeitos à multa ou até à apreensão da carga e do próprio caminhão. Continue a leitura de nosso post para entender como é o cálculo da pesagem, quais os limites máximos e por que isso é importante!

Quais veículos devem ser pesados?

Veículos Pesados, de acordo com o Parágrafo único do Art. 8º da referida Portaria DENATRAN nº 870/2010, são aqueles que correspondem a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações.

O que é considerado veículo leve e pesado?

Veículos leves – Correspondendo a ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta, com peso bruto total – PBT – inferior ou igual a 3.500 kg. ...

O que caracteriza um veículo pesado?

II - 'VEÍCULOS PESADOS' correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações.

É obrigatório passar na balança com caminhão vazio?

Caso o motorista do caminhão passe direto na balança, ele estará sujeito à multa de evasão, portanto é melhor não arriscar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que não parar no posto fiscal perderá 5 pontos na CNH, além de receber uma multa de R$ 195,23.

O que é peso máximo permitido por eixo?

Um eixo para 6 toneladas, por exemplo, pode passar com até 6.600 quilos sem tomar multa. Em um eixo de 10t, até 11.000 quilos passa. Acima desse peso é aplicado multa, porém, não há necessidade de transbordo se a carga no eixo ficar até 12,5% acima do limite (de acordo com a Resolução do CONTRAN).

Qual é o órgão que administra a lei da balança?

Quais são as particularidades dessa lei? A Lei da Balança aponta que a pesagem não considera o veículo de maneira integral, mas, sim, cada um dos eixos — conjuntos de duas rodas. O órgão responsável pela fiscalização e adequação dos caminhões à norma é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT).

Qual o valor da multa por não passar na balança?

Segundo o CTB, o valor previsto para a multa deste tipo de infração, é de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. E, esses pontos devem ser repassados ao condutor infrator. O que acontece, é que existe uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que costuma causar problemas às empresas de transporte.

Qual o valor da multa por não parar em posto fiscal?

O valor da multa pode variar de estado para estado e também de acordo com a infração. Mas, geralmente, custa em média R$ 5.000, além da possibilidade do caminhão ficar retido até a situação ser regularizada. Esse valor compete somente à infração de não parar no Posto Fiscal, mesmo com o caminhão vazio.

Qual a tolerância de peso?

Limite de tolerância passa de 10% para 12,5% A tolerância sobre o peso excessivo aumentou de 10% para 12,5%.

O que é balança na rodovia?

A balança rodoviária é um tipo de balança usada para realizar a pesagem de veículos de transporte de cargas nas rodovias.

Como funciona a balança de estrada?

Quando há indicação de excesso de carga, o veículo passa pela aferição dinâmica de precisão, feita a uma velocidade menor (10 km/h). A partir da comprovação do excesso de peso, o aviso é enviado automaticamente à central para posterior notificação do infrator.

Como funciona multa de balança?

Como funciona o cálculo de multas da Lei da Balança? Para excesso entre 601 kg e 1000 kg: a infração é grave, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Para excesso a partir de 1000kg: a infração é considerada gravíssima, com 7 pontos na carteira e a multa é de R$ 293,47 para cada 500 kg de excesso.

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