Quando colocar a placa Mercosul?

Desde 2020, a placa Mercosul é obrigatória para todos os veículos novos no Brasil. No caso de veículos usados, a placa Mercosul precisa substituir a placa cinza nas transferências de propriedade. Dessa forma, a placa Mercosul também é necessária quando houver mudança de estado ou de município.

Como funciona a mudança de placa Mercosul?

O que muda na placa padrão Mercosul A placa permanece com sete dígitos, mas tem quatro letras e três algarismos – o inverso da versão antiga. A alteração mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões. Outro detalhe é que a sequência não será de letras e números seguidos.

Porque mudou a placa dos carros?

A proposta da mudança das placas dos veículos para o modelo Mercosul surgiu em 2010 com o objetivo de facilitar a identificação e a fiscalização dos automóveis nos países pertencentes ao bloco econômico. "No novo modelo, a rastreabilidade muda, já que a placa Mercosul conta com o QR Code.

Precisa fazer vistoria para colocar placa Mercosul?

Para tanto, será necessária a emissão de uma nova via do documento do veículo (CRV) mediante o pagamento da respectiva taxa e a realização de vistoria de identificação veicular. A nova via do CRV apresentará a numeração da placa já no modelo Mercosul.

Pode escolher as letras da placa Mercosul?

É possível escolher a sequência de letras e números das placas caso você queira comprar um veículo novo, zero quilômetro. Nestes casos, o consumidor receberá uma lista com as combinações disponíveis, e poderá selecionar qual delas será estampada no veículo sem pagar nada a mais por isso.

Qual a importância da placa Mercosul?

O objetivo da adoção da nova placa é padronizar e facilitar a identificação dos veículos nos países-membros do Mercosul e garantir mais segurança contra falsificações e fraudes. Esse novo modelo já é utilizado no Uruguai (desde março de 2015) e na Argentina (desde abril de 2016).

O que acontece se não trocar a placa?

Cuidado com a multa Lembre que se a placa estiver “sem condições de legibilidade e visibilidade” o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa gravíssima, além da apreensão do veículo.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email