Guia de Conteúdo
Não é comum, mas a queima de um fusível pode ser responsável pelo defeito da seta. Para saber se esse é o seu caso, basta fazer um teste simples: ligue o pisca alerta e, se ele também não funcionar, o problema pode ser um fusível queimado ou relé da seta estragado.
Alguns carros possuem dois relês de seta, um para cada lado de direção, mas apenas um pode queimar eventualmente, deixando o outro funcionando. Ainda assim, é importante trocar os dois para evitar problemas na rua. Fora isso, eles ficam no quadro de fusíveis ou na coluna de direção.
Problemas na fiação de alimentação também podem fazer com que o alarme não funcione. *Sirene com problema: Se o seu alarme só pisca as luzes ao disparar, mas não emite som, provavelmente a sirene está com problema ou seu fio rompido. Pode ser necessário a troca da mesma.
Use o manual do proprietário do veículo para identificar a caixa com o fusível acionando o alarme do carro. A caixa de fusíveis pode estar localizada no compartimento do motor ou na cabine do carro. Se estiver localizado na cabine, talvez seja necessário remover algumas partes do painel para poder acessá-lo.
Ou seja: um defeito na seta e será feita a troca da peça inteira, a mesma que liga o farol, pisca alerta, setas e limpadores do para brisa, além da buzina. Normalmente esta peça custa entre duzentos e quatrocentos reais, mais a mão de obra de uma oficina especializada, aquela que é de sua confiança.
Basta olhar o painel atrás do volante, verificando se a seta para esquerda ou direita ainda está emitindo sons e piscando. Ao verificar que a seta ainda está ligada, basta pressioná-la para baixo ou para cima com a mão esquerda, levando-a à posição “neutra”.
Normalmente o rele de seta tem três saídas ou pinos. Talvez sejam os únicos assim, principalmente se houver neles a numeração: 49, 49a e 31. O seu funcionamento é simples. Uma corrente positiva, pós chave do carro ligada, entra no 49, um negativa constante no 31 e as lâmpadas são ligadas no 49a.
O que faria se fosse esse o caso? Com certeza você colocaria um calço para poder usar o alerta em uma emergência. Pois a solução no caso do alerta disparar é a mesma: calça-lo na posição onde para de piscar. Você pode usar um pedaço de papelão, ou um clips.
- Fio AZUL (pós-ignição) indicado pela seta azul = ligar ao fio MARROM do chicote do alarme. - Fios AMARELO/LARANJA e A M A R E L O / P R E TO ( s e t a s ) indicados pelas setas amarela = ligar aos fios VERDE do chicote do alarme.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email