Qual é a função da bobina no motor?

A bobina de ignição tem a função de receber o sinal de alimentação da bateria e transformá-lo em alta tensão, que será enviada às velas para produzir a centelha que dará início à queima da mistura ar-combustível. A transformação de baixa para alta tensão é possível através do princípio da indução eletromagnética.

O que acontece se a bobina de ignição estiver ruim?

Quando as bobinas apresentam defeito, o veículo pode engasgar regularmente no momento da partida e em altas velocidades. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou parado em um sinal ou cruzamento.

Quantos anos dura uma bobina?

A bobina de ignição não é uma peça que costuma dar problemas com facilidade. O item original pode durar mais de 200 mil quilômetros. Entretanto como qualquer outra peça do carro, ela também necessita de manutenções preventivas.

O que faz queimar a bobina de um carro?

A principal causa da queima da bobina de ignição é o envelhecimento do material isolante. Por exemplo, quando a alta tensão da bobina de ignição não pode sair suavemente, a turbulência da corrente na bobina ocorrerá, fazendo com que a temperatura suba rapidamente e acelere o envelhecimento do material isolante.

Tem como reparar bobina de ignição?

Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.

Como saber se defeito é vela de ignição ou bobina?

Caso haja uma centelha saindo na ponta do cabo que não encosta na bobina, mas não na parte que encosta (ou seja a que está encostada na vela), provavelmente o problema não é na bobina e sim no cilindro ou vela. Se houver centelha nas duas partes, provavelmente o cabo está danificado.

O que é fuga de centelha?

No caso da bobina, o principal problema é a fuga de corrente, quando a centelha gerada na peça escapa antes de chegar ao cabo de vela, gerando uma centelha instável no motor. É possível procurar na carcaça da bobina por trincas ou rachaduras.

Qual é a função da bobina em um circuito?

Uma Bobina é um dispositivo passivo que armazena energia no seu Campo Magnético e que a "devolve" ao circuito sempre que é necessário. Uma Bobina é composta por várias Espiras cilíndricas de fio condutor. A Bobina age como um fio de ligação normal, pelo que a sua Resistência é zero.

Como identificar problema na bobina do Fusca?

Um dos primeiros sintomas de falha na bobina de ignição é o veículo contrabalançando. Esse problema acontece quando o combustível não utilizado é emitido através do sistema de escape e pode ser identificado pela presença de fumo preto e cheiro da gasolina.

Quando o motor falha ou engasga perdendo o rendimento estes são indícios de?

Quando o motor do carro estiver engasgando, com dificuldade de dar partida, apresentando falha na marcha lenta ou com perda de rendimento e aumento no consumo de combustível, vale à pena dar uma olhada na vela de ignição. Elas são mais utilizadas em veículos com altas solicitações do motor.

Quanto tempo dura a bobina do Corolla?

As bobinas têm vida útil média de 200 mil quilômetros. Realizar a manutenção periódica auxilia a manter a peça em ordem. Verifique também velas, cabos de vela e o alternador, pois a durabilidade da bobina depende de como a carga que ela emite está chegando.

Qual a durabilidade do cabo de vela?

Porém, a vida útil média de um cabo varia entre 30 mil e 40 mil quilômetros, dependendo do veículo e da qualidade da peça utilizada. Indica-se a verificação dos cabos toda vez que for trocar as velas de ignição, que é recomendada a cada 20 mil quilômetros.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email