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Diferenças cruciais Estabelecemos que em resumo uma diferença crucial separa o câmbio manual e o automático: o primeiro permite a troca de marchas feitas manualmente e à revelia do condutor, enquanto o câmbio automático realiza a mesma troca automaticamente ou com automatização parcial.
A transmissão automática funciona hidraulicamente, usando um conversor de torque e um conjunto de engrenagens planetárias que permitem a troca de marcha, sem a interrupção da transmissão de potência do motor. Este é responsável por estabelecer todas as relações que o câmbio produz.
Já a caixa de transmissão automática tem outra construção e as trocas de marchas são feitas por engrenagens planetárias conforme o giro do motor. Diferente da caixa automatizada na qual as engrenagens de marchas enfileiradas são fixas, a automática utiliza engrenagens planetárias.
O câmbio automático é um sistema de transmissão que realiza a troca de marchas automaticamente, sem a influência do condutor. Já o câmbio automatizado, também conhecido como semi-automático, possui o mesmo sistema utilizado no câmbio manual, cada engrenagem representa uma marcha e estas são engatadas individualmente.
Mas, em termos técnicos, o que é transmissão automática em moto? O câmbio CVT é formado por uma correia, roletes e polias que visam controlar o movimento da roda traseira e, consequentemente, a aceleração do veículo. Tudo isso é feito de forma automática, sem a necessidade de o condutor acionar a embreagem.
O que é o câmbio manual? O sistema de câmbio manual é um tipo de transmissão que utiliza o conjunto de embreagem para se conectar ao motor, além de depender do condutor para realizar as trocas de marchas.
Manutenção mais barata: o câmbio manual tem uma manutenção muito mais barata do que o automático, automatizado ou CVT. Por isso, gera custos mensais menores; Mais eficiência: um carro com câmbio manual pode ter um consumo de combustível até 10% menor do que o mesmo modelo com câmbio automático.
É um sistema chamado de engrenagens planetárias, cuja variação está na força e na intensidade com que cada engrenagem é ativada na hora da direção. Além disso, o sistema tem uma série de controles que relacionam automaticamente a velocidade do veículo com a marcha correta – daí o nome transmissão automática.
Automático sequencial Tipo mais popular de câmbio automático, o sistema sequencial trabalha da mesma forma que um câmbio manual, mas sem a necessidade de intervenção do motorista. Além de trocar as marchas sozinho, o sistema possibilita que, para uma condução mais esportiva, o motorista mude-as de forma "manual".
Se o carro está em sobremarcha (em uma caixa de quatro marchas), a caixa seleciona automaticamente a marcha com base na velocidade e na posição do acelerador. Se você acelerar suavemente, as mudanças de marcha ocorrerão a velocidades mais baixas do que se você acelerar tudo.
Transmissão manual É o tipo mais comum encontrado nos veículos. Usando o pedal da embreagem e a alavanca de câmbio, a troca é feita manualmente pelo motorista quando a rotação atinge um valor elevado ou quando é necessário mais torque nas rodas.
Como funciona o câmbio manual? Neste tipo de câmbio, é o próprio condutor quem deve realizar o acionamento da embreagem e a seleção da marcha a ser adotada na transmissão. Este processo se inicia ao pressionar o pedal de embreagem para desacoplar o motor e liberar a movimentação das engrenagens da caixa de câmbio.
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