Quais os perigos de informar o chassi?

Qualquer número que esteja diferente do que consta no CRLV indica que o carro foi possivelmente adulterado, seja em função de avaria física, furto ou roubo . No primeiro caso, o veículo pode ter sido remarcado porque, em um acidente, a numeração foi danificada por completo e houve a necessidade de substituição da peça.

Como saber se é 0 ou o no chassi?

Caracteres finais: seção indicadora de veículo (VIS) Curiosidade: as letras I, O e Q não são utilizadas no número do Chassi por serem parecidas com os números 1 e 0.

Como saber o motor pelo chassi?

Com o número do chassi e/ou motor em mãos é possível realizar a pesquisa pelo site da Consultas Prime. Para consultar Chassi e Número do Motor acesse o site e procure pela consulta “Localizador de Motor”. Depois basta preencher o campo com o número do motor que deseja pesquisar.

Onde fica o número do chassis do?

O número do chassi normalmente fica do lado direito, próximo ao banco do passageiro, na parte metálica. Lá, há uma tampa de encaixar, que ao ser levantada mostra o número marcado. Já o número do motor costuma ficar próximo ao cabeçote, em um espaço apenas para essa marcação.

Onde fica o número do chassi na carroceria?

Carroceria: Normalmente dentro da cabine no lado do passageiro, na lateral metálica próxima ao banco você irá encontrar um tipo de tampinha de encaixar. Quando você abrir a tampinha será encontrado o número gravado na carroceria.

Como saber número do chassi pela placa?

Para consultar o RENAVAM pelo chassi, você vai precisar entrar no site do DETRAN do seu estado. Acesse o site do seu DETRAN e pesquise a consulta com o número do Chassi. Normalmente, eles pedirão apenas o número da Placa do seu veículo.

O que podem fazer com o número do chassi?

Alguns sites e aplicativos permitem que o usuário consiga, por meio do número do chassi, ter informações cadastradas de seu veículo como cor, modelo, ano, número do motor, placa, entre outros. Qualquer detalhe diferente do que está no sistema poderá ser classificado pelo usuário como adulteração.

Tem problema informar o Renavam?

Renavam é a sigla de Registro Nacional de Veículos Automotores. O número de Renavam sempre tem 11 dígitos. Ele não pode ser alterado, mesmo se houver mudanças dos proprietários do veículo. Por isso, é fundamental que, na ocasião da compra de um carro seminovo, seja exigido o número do Renavam.

O que se pode fazer com o número do Renavam?

É possível conseguir informações sobre modelo, ano, estado de conservação, além de acessar valores do IPVA e emitir segunda via de multas. Todos os DETRANs do sistema nacional estão interligados e possuem o registro do Renavam dos veículos registrados, que é um dado permanente e não pode ser alterado.

Como descobrir a cor original do veículo pelo chassi?

Outra forma de consultar a cor do carro pelo chassi é ligando para uma concessionária ou oficina autorizada da marca para saber a cor do veículo pelo número do chassi. É um procedimento simples, e geralmente eles tem um banco de dados com esse tipo de informações na concessionária ou autorizada.

Como saber se a numeração do motor está correta?

Outro detalhe é o número do motor, que apesar de não constar no documento do veículo, pode ser identificado através de consulta no Detran ou Ciretran. Com o número do Renavam, é possível saber o número do motor do carro.

Como saber o mês de fabricação do veículo pelo chassi?

Alguns fabricantes codificam o ano e o mês da fabricação nos últimos seis dígitos do chassi. A Fiat é um exemplo. Porém, estas convenções do código dos últimos seis dígitos variam de acordo com a empresa. A concessionária mais próxima poderá saber se o fabricante revela a data de fabricação nos últimos seis dígitos.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email