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Mas, apesar de um motor 16V não ter nada específico que o faça ser ruim, três coisas fizeram com que eles acabassem tendo uma má reputação no Brasil: Manutenção mais complicada; Desempenho fraco em baixas rotações; Revenda mais difícil.
São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997. O Gol 1000 Plus 16V (com motor de 16 válvulas), que a Volkswagen deve lançar no segundo semestre deste ano, oferece um desempenho surpreendente para o segmento dos "populares".
Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas. Um motor de 16V custa mais para ser fabricado do que o de 8V.
A vantagem da configuração com 16V está nas rodovias. Conforme a rotação do motor aumenta, o fluxo dos gases é maior. A implantação de uma ou mais válvulas em um motor serve para que o motor tenha a possibilidade aproximar-se ao máximo do enchimento dos cilindros, com isso, elevando a potência final.
Gol City 1.0 8V flex 4p 2006/07 (G4): R$ 10 mil a R$ 15 mil. É considerada a fase mais controversa do Gol. Além do desenho questionável, o G4 teve a cabine bastante simplificada – talvez, por isso, tenha tido vida curta. Porém, oferecia uma versão com pegada no custo benefício.
O Gol mais econômico realmente é o Ecomotion 1.0 8v. Utilizando etanol, consegue obter 8,4 km/l no ciclo urbano e 12 km/l no ciclo rodoviário. Já com gasolina, faz 9,8 km/l no ciclo urbano e 14,1 km/l no ciclo rodoviário. É o mais econômico de todos, ficando com a nota A na classificação de economia do Inmetro.
O VW Gol 2021 mantém a mesma disponibilidade de versões e motorizações. O Gol 1.0, com o motor de três cilindros de 75/84 cv, agora custa R$ 48.090, um aumento de R$ 1.070 na nova tabela. O Gol 1.6 8V com câmbio manual, 101/104 cv, custa R$ 54.790, ou R$ 1.230 a mais que a tabela anterior.
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