Guia de Conteúdo
O sensor de rotação informa para a unidade de comando eletrônica (UCE): a rotação instantânea do virabrequim (ou árvore de manivelas); posição instantânea do virabrequim.
Quando o sensor de rotação apresenta defeitos, a luz de ignição é acesa no painel. Na grande maioria das vezes, quando este defeito ocorre, o motor tende a não ligar, pois perde a referência da posição de cada pistão, desta forma não consegue calcular a injeção e ignição.
O Sensor de Rotação é um gerador de pulsos instalado na base do distribuidor ou montado junto com uma roda dentada mais conhecida como ( roda fonica ), no eixo do virabrequim. Ele envia um sinal pulsado (digital) cuja frequência é proporcional à velocidade de rotação do motor (RPM).
O sensor de rotação fica instalado próximo ao bloco do motor ou ao virabrequim, voltado para uma roda dentada ou magnetizada. Sua composição envolve um ímã permanente e uma bobina.
O sensor de posição do virabrequim ou sensor de rotação mede a velocidade de rotação (RPMs) e a posição precisa do virabrequim do motor. Sem um sensor de posição do virabrequim, o motor não ligaria. Em alguns carros, o sensor é instalado próximo à polia principal (balanceador harmônico), como neste Ford na foto.
Preço de um sensor de rotação O sensor de rotação tem preço médio de R$80. Um valor bem acessível para uma peça que tem longa duração, além de uma mão de obra barata. Mas lembre-se de realizar essa troca e manutenção com um especialista.
Se o sensor de detonação não estiver funcionando corretamente, você provavelmente ouvirá sons emitidos pelo motor. Você pode ouvir barulhos altos de batidas que ficam mais altos com o tempo. O ruído é resultado da ignição do combustível e do ar dentro do cilindro, ao invés de atingir o ponto de combustão.
O Sensor de Posição da Válvula de Aceleração (TPS) é utilizado para determinar a posição angular do eixo de um componente mecânico ou a posição linear da haste de uma válvula. A posição angular é detectada por um potenciômetro circular e a posição linear, por um potenciômetro linear.
Sua função principal é medir a velocidade de Rotação do motor (RPM), através de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim do mesmo motor repassando essa informação a central.
Função do sensor de fase O sensor tem como função principal informar ao Módulo de Controle Powertrain (PCM) qual a posição do eixo do comando de válvulas. Sendo assim, a partir dessa informação, o PCM vai analisar e comparar ao sinal do sensor de rotação.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email