Guia de Conteúdo
Sua função é corrigir a trajetória do veículo, o que pode acontecer em várias situações. Com o equipamento instalado, o risco de perder o controle é bem menor. Uma série de sensores e atuadores assumem automaticamente itens como o acelerador e o freio para colocar o automóvel novamente no percurso correto.
Quando você liga a ignição, o sistema é ligado automaticamente. Você pode desligar e ligar o controle de tração usando o menu de configurações do veículo na tela de informações.
O que deixa uma dúvida em vários motoristas: em que condições eu posso ou devo desligar o controle eletrônico de estabilidade? Só mesmo em situações muito especiais, como um profissional testando algum componente do carro, ou quando o automóvel está numa estrada com neve. Ou seja, a rigor, jamais desligar o ESP.
É possível instalar controle de estabilidade? Até é possível, mas só se o carro foi projetado para receber a tecnologia. Desta forma, tecnicamente é possível instalar os sensores responsáveis por como funciona o controle de estabilidade.
Diferença entre controle de estabilidade e controle de tração. Enquanto o controle de estabilidade preserva a trajetória do veículo como um todo, o controle de tração é concentrado especificamente nas rodas. Além disso, apenas o primeiro será legalmente obrigatório, já a partir do ano que vem, para os modelos novos.
O controle de estabilidade consegue identificar se o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo está se movendo. Se ele detecta que o condutor vira o volante para o lado contrário ao que o carro está indo, entra em ação.
Desligá-lo só em caso de superfícies cobertas de neve ou areia, ou para fazer drifting.
Para desativar o controle de tração de um Jeep Renegade: Ele está localizado no compartimento do passageiro de seu Jeep Renegade e geralmente é colocado no nível do consolá . Você pode ver isso facilmente, com a imagem de um carro seguido por 2 linhas sinuosas para simbolizar uma perda de controle.
Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controle eletrônico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação.
O sistema é ligado automaticamente cada vez que você liga a ignição. Nota: Em algumas situações, por exemplo, se o veículo ficar atolado na neve ou na lama, desligar o sistema poderá ser benéfico, pois isso permitirá que as rodas girem com a potência total do motor.
O controle de tração ou TCS (Traction Control System) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo através dos freios ABS. O TCS pode ser desativado em alguns veículos, sendo também utilizado em conjunto com o ESP em modos de condução pré-programados ou personalizados.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email