Guia de Conteúdo
A caixa de câmbio é um elemento do trem de força do veículo (transmissão) entre o motor e as rodas motrizes. A função da caixa de câmbio consiste na alteração da razão de transmissão dependendo da velocidade e da necessidade de potência.
Destravamento manual do câmbio automático Para isso, é preciso verificar ao redor da sua marcha se há um botão, uma chave de abertura ou algum plugue. Caso você encontre um plug, a remoção dele poderá mostrar para você um slot onde uma chave deve ser inserida e, desse modo, viabilizar o destravamento.
A trava é capaz de impedir o movimento do carro até em descidas, mas fazer isso não é recomendável e pode danificar o câmbio e coxins. Por isso o correto ao estacionar é deixar o câmbio em neutro, acionar o freio de estacionamento e só colocar em P após o veículo ficar imobilizado.
Todo veículo possui um motor com potência e torque fixos – os quais variam somente em função de sua rotação. Assim, a função do câmbio consiste em obter o melhor balanceamento entre força e velocidade, conforme a necessidade do veículo no momento. As trocas de marcha são o meio pelo qual a transmissão cumpre seu papel.
"Sair em segunda marcha pode causar a quebra do sistema de câmbio. O hábito vai fazer que o sistema de câmbio trabalhe muito mais e, como se diz na gíria, em ´solavancos´. Existe na caixa de câmbio um sistema ´amortecedor´ que em condições como esta acaba quebrando", explica. Esse hábito desgasta muito a embreagem.
O câmbio é parte fundamental do conjunto mecânico de um carro. É a partir da transmissão que as rodas do veículo se movem, com a distribuição de potência e torque de acordo com a necessidade. Com isso, o desgaste torna-se algo natural, o que exige mais cuidados.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email