Guia de Conteúdo
O número do chassi normalmente fica do lado direito, próximo ao banco do passageiro, na parte metálica. Lá, há uma tampa de encaixar, que ao ser levantada mostra o número marcado. Já o número do motor costuma ficar próximo ao cabeçote, em um espaço apenas para essa marcação.
Consulta de chassi Para consultar o número do chassi de um veículo, basta procurar as caixas correspondentes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O VIN está nas duas faces do documento, como indica a imagem abaixo.
Qualquer número que esteja diferente do que consta no CRLV indica que o carro foi possivelmente adulterado, seja em função de avaria física, furto ou roubo . No primeiro caso, o veículo pode ter sido remarcado porque, em um acidente, a numeração foi danificada por completo e houve a necessidade de substituição da peça.
› 2020/09/22 › aprenda-consultar-o-ren...
Carroceria: Normalmente dentro da cabine no lado do passageiro, na lateral metálica próxima ao banco você irá encontrar um tipo de tampinha de encaixar. Quando você abrir a tampinha será encontrado o número gravado na carroceria.
Com o número do chassi e/ou motor em mãos é possível realizar a pesquisa pelo site da Consultas Prime. Para consultar Chassi e Número do Motor acesse o site e procure pela consulta “Localizador de Motor”. Depois basta preencher o campo com o número do motor que deseja pesquisar.
O código RENAVAM é um registro único de 11 dígitos que cada veículo possui. Para consultá-lo, localize no canto superior do seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) o item “CÓD. RENAVAM”.
Onde Está Impresso o Renavam Você pode encontrar o seu código Renavam em dois documentos: no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Visualmente, os dois documentos são muito parecidos, e você pode encontrar o código no mesmo local.
Alguns sites e aplicativos permitem que o usuário consiga, por meio do número do chassi, ter informações cadastradas de seu veículo como cor, modelo, ano, número do motor, placa, entre outros. Qualquer detalhe diferente do que está no sistema poderá ser classificado pelo usuário como adulteração.
Renavam é a sigla de Registro Nacional de Veículos Automotores. O número de Renavam sempre tem 11 dígitos. Ele não pode ser alterado, mesmo se houver mudanças dos proprietários do veículo. Por isso, é fundamental que, na ocasião da compra de um carro seminovo, seja exigido o número do Renavam.
É possível conseguir informações sobre modelo, ano, estado de conservação, além de acessar valores do IPVA e emitir segunda via de multas. Todos os DETRANs do sistema nacional estão interligados e possuem o registro do Renavam dos veículos registrados, que é um dado permanente e não pode ser alterado.
Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, é possível consultar a situação do veículo com o código Renavam e a placa. Antes disso, no entanto, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email