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O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer. O aditivo para radiador é mais uma forma de proteger o seu carro.
O Limpa Radiador Radnaq é um produto à base de ácido orgânico desenvolvido especialmente para limpeza do sistema de arrefecimento, eliminando a ferrugem e resíduos aderidos no radiador, bloco do motor e mangueiras. Modo de Usar: Observe as orientações do fabricante do veículo para drenar o sistema de arrefecimento.
É verdade que ter óleo no reservatório de água do radiador não é bom para o motor do seu carro, mas isto não significa necessariamente que é o fim. A água e o óleo têm funções distintas na preservação do seu motor e, tal como na cozinha, nunca deverá misturar óleo e água.
Encher o radiador até a metade com água. Adicione um litro de vinagre branco destilado. Encha o resto do caminho com água. Recoloque a tampa do radiador e ligar o carro.
Se o radiador está muito sujo, com sinais de ferrugem em seu interior, basta colocar bicarbonato (aquele velho recurso para azia) e rodar com o carro por um ou dois dias. Depois é só retirar toda a água, pois o produto elimina as impurezas, deixando o sistema limpo.
A válvula termostática pode não funcionar corretamente e, por isso, ela não abre o suficiente para que a água se desloque do motor para ser resfriada no radiador. Há a elevação da temperatura do líquido dentro do motor, vaporizando e aumentando a pressão no sistema.
Sim, isso mesmo. Em vez de óleo lubrificante, o motor recebeu água com detergente.
PREÇOS. Na Real Radiadores, a revisão do sistema tem preço a partir de R$ 120. O serviço inclui limpeza dos componentes e reposição do líquido de arrefecimento com os aditivos necessários. Nessa inspeção são verificados o estado de conservação das peças do sistema e a ocorrência de eventuais vazamentos.
A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! Ele pode ser provocado por uma trinca no cabeçote ou no bloco; também é causado por junta de cabeçote queimada.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Quando o líquido de arrefecimento apresentar um tom amarelado ou mesmo mais escuro é sinal de que há impurezas no sistema. Para evitar entupimentos das câmaras internas e mangueiras - o que causaria superaquecimento e, em casos extremos, até a fundição do motor - é preciso substitui-lo.
O fluido para radiador desempenha um papel essencial no sistema de arrefecimento do veículo. Trata-se de um produto químico a base de polietilenoglicol, que é misturado com água e utilizado para proteger as partes internas e metálicas do motor.
O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.
É sempre importante ressaltar que cada caso é um caso. Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo.
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