Guia de Conteúdo
E a razão de ser dessa luz azul é indicar que o motor ainda está frio. Ou seja, a água do sistema de refrigeração do carro ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.
Problemas no sistema de arrefecimento podem gerar o aumento da temperatura do motor. Se a luz ficar acesa, desligue logo o carro, pois, se continuar ligado, pode gerar problemas mais graves e até a perda total do motor.
Luz azul é um tipo de luminosidade emitida na cor azul, normalmente utilizada em sessões de cromoterapia. Nas sessões de cromoterapia, a luz azul teria a capacidade de relaxamento, transmitindo uma sensação de paz, bem-estar e tranquilidade para a pessoa exposta.
As luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso. Já se a luz que se acendeu for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor.
Para saber se ele está na temperatura ideal de funcionamento, verifique o ponteiro da temperatura. Na maioria dos modelos, os 90 graus fazem com que o ponteiro fique na metade do marcador.
Onde fica o sensor de temperatura da injeção eletrônica do Honda City 1.5 2010 em diante. Esse veículo é equipado com dois sensores um fica localizado no lado direito do motor, abaixo do cabeçote e próximo ao TBI, sensor com conector de cor branca e código MTE 4167.
Uma mensagem de “sobreaquecimento do motor” piscando no painel. Em alguns casos, a mensagem alterna entre o texto e um no formato de um radiador ou ventoinha (eletro-ventilador do radiador). Se a agulha se subir mais de 2/3, o motor está superaquecido e, portanto, deve ser verificado.
Nos dois casos, luz acender ou ponteiro do instrumento atingir o ponto descrito, deve-se parar o carro em local seguro o quanto antes, ou o motor poderá se danificar caso o motorista insista em continuar o percurso.
Conforme mostra o gráfico acima, fontes de luz que têm “aparência” mais alaranjada estão em torno de 3500k ou menos, lâmpadas neutras ou intermediárias, variam entre 3500k a 4100k. Já lâmpadas mais “azuladas” ou frias têm 4100k ou mais de temperatura.
Você consegue acompanhar essa variação por um pequeno ícone de termômetro no painel. De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email