Guia de Conteúdo
A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo. Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.
As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica. Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são: eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela ou até combustível adulterado.
Então para que a luz azul no painel? Para avisar ao motorista que o motor está frio, ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento. E o motor agradece e será poupado se você não pisar fundo no acelerador até que essa luz azul se apague.
Apagar luz da injeção eletrônica manualmente Para fazer isso é só colocar a chave na ignição, virar ela por cerca de 1s (um segundo) e logo em seguida desligar por 1s (um segundo) também. Faça essa operação três vezes e depois ligue o carro normalmente.
E a razão de ser dessa luz azul é indicar que o motor ainda está frio. Ou seja, a água do sistema de refrigeração do carro ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.
Luz azul é um tipo de luminosidade emitida na cor azul, normalmente utilizada em sessões de cromoterapia. Nas sessões de cromoterapia, a luz azul teria a capacidade de relaxamento, transmitindo uma sensação de paz, bem-estar e tranquilidade para a pessoa exposta.
Luz amarela ou laranja Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.
Existe uma falsa ideia dos motoristas de que a luz de alerta do óleo no painel indica que o lubrificante do motor está abaixo do nível mínimo. Não é bem assim: quando a luz pisca (ou acende), pode realmente ser falta de óleo no cárter. Mas o que faz a lâmpada brilhar é falta de lubrificação no motor.
Mantém o veículo a uma velocidade constante sem a necessidade de pisar no pedal do acelerador.
Geralmente, quando a luz da injeção eletrônica não apaga é sinal de falhas no sistema de alimentação do motor. No entanto, também pode ser um defeito no sistema de escapamento como a sonda lambda, por exemplo. Outra causa pode ser um mau contato entre sensores.
O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).
Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email