O que fazer se atola o carro?

Quando perceber que o carro está a ficar atolado pare de acelerar. Peça a todos os passageiros para saírem e, se possível, retire a carga do porta-bagagens. Tente retirar o máximo de lama da frente das rodas do carro. Procure tábuas, madeira ou pedras e coloque estes materiais à frente e debaixo das rodas.

Como sair de um atoleiro?

Se você estiver em uma localidade com lamaçais ou muita areia de praia, mantenha uma velocidade constante em marcha baixa e com alta rotação. Outra dica para evitar o atolamento nessas regiões, é murchar o pneu antes de entrar nesse tipo de estrada. A cada 10 segundos murchando o pneu, equivale a uma libra em média.

Como desatolar carro na areia fofa?

Gire o volante da direção da esquerda para direita para liberar a área em volta das rodas dianteiras. Alterne o câmbio entre primeira, segunda e marcha ré, mas gire a o mínimo possível as rodas dianteiras. Solte o pedal do acelerador durante as mudanças de marchas e o pressione levemente quando engatar as marchas.

Como desatolar um carro automático?

É importante acionar a tecla D (marchas para a frente), acelerar levemente, fazendo o veículo deslocar-se o máximo possível para a frente. Acione, então, o freio de serviço. O próximo passo é soltar o acelerador e acionar a tecla R (marcha a ré).

Qual o primeiro procedimento para desatolar da lama um veículo que está com toda a família e cheio de bagagem?

Para sair do atolamento, você deve: a) acelerar bastante para sair mais rapidamente do atolamento. b) tirar todo o peso possível do veículo, principalmente passageiros. c) tentar sair engatando a terceira marcha, pois assim, o veículo desatola.

O que é o fenômeno de aquaplanagem?

A aquaplanagem ou hidroplanagem é o fenômeno que acontece quando o veículo, ao passar por uma pista molhada, perde o atrito com a pista. Nessa situação, o carro “flutua” no asfalto, fazendo com que o condutor perca o controle do veículo.

Como andar com o carro na lama?

Nunca pise no acelerador, pois a lama ficará rapidamente presa na área, impedindo que o carro se movimente; as rodas girarão mais rápido e sulcos mais profundos se formarão. Se estiver descendo uma ladeira, dirija até um lugar plano, ou simplesmente vá devagar. É melhor utilizar pouco os pedais.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email