Guia de Conteúdo
O farol de milha é opcional, por isso não tem em todos os veículos. Sua principal característica é ser uma luz muito forte e bem-direcionada, que alcança uma longa distância, muito mais extensa que a do farol alto. Sua luz não é focada, ela se espalha e fica bem próxima do chão.
Farol de milha x farol de neblina: qual a diferença? Propiciando uma luz de longo alcance, a instalação do farol de milha deve ser feita acima do parachoque — geralmente, em torno de 80 cm acima do chão. Já o acessório voltado para a neblina, no entanto, não pode estar mais de 30 cm verticais distante do solo.
Seja por meio da seta ou pelo movimento do volante. Esse recurso usa o próprio farol de neblina, que acende apenas lateralmente em situações de pouca iluminação, trazendo maior segurança para ocupantes e até pedestres.
Ainda conforme o especialista, o uso de farol de milha em vias iluminadas é proibido por lei. “O artigo 224, do Capítulo XV, das infrações diz que fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública é infração leve e a penalidade é multa”, descreve.
O farol de milha é feito para complementar o uso do farol alto, alcançando uma distância superior, recomendado para ser usado obrigatoriamente em locais sem iluminação, durante à noite e sem o tráfego de veículos, seja em sentido contrário ou logo à frente.
Porém, essa alteração é proibida. Os únicos veículos autorizados a circular com esse tipo de farol são os que já vêm de fábrica com esse dispositivo. Portanto, esse é um acessório proibido para caminhão e veículos em geral. É o que diz a Resolução nº 384/2011 do Contran e o art.
As cornering lights (ou “luzes de curva”) são um sistema de iluminação estática presente em carros mais modernos. Na maioria dos casos, elas funcionam com o farol de neblina, acendendo somente um dos lados para auxiliar o condutor nas manobras.
Já o farol direcional (ou adaptative headlight) movimenta as luzes do conjunto óptico de maneira independente e automática, melhorando a iluminação para diferentes situações, de acordo com o sentido do volante.
Eles podem ser utilizados para garantir seu conforto e segurança em diversas intempéries que dificultam a visão do motorista. Ou seja, esse tipo de iluminação é fundamental não somente durante a neblina, mas também quando o motorista passar por tempestades, nevoeiro, poeira e cerração.
A mesma Resolução prevê que a cor dos faróis de milha será branca e que sua utilização somente é permitida quando também estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
Quanto à altura, não inferior a 250 mm nem superior a 1000 mm acima do nível do solo. Com ângulos de 5º para cima e para baixo, 25º para cada lado.
O mais recomendável é optar por luzes brancas de alto desempenho e baixo consumo de energia, garantindo uma visibilidade melhor para o motorista. A lâmpada de xenon é a mais clara de todas e consome cerca de 35 watts, enquanto as halógenas consomem entre 60 a 100 watts.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email