Guia de Conteúdo
Cobertura básicaGarantia particular: 60 meses sem limite de quilometragem. Garantia comercial: 60 meses ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro. Vidros: 90 dias. Bateria: 12 meses ou 20.000 km, o que ocorrer primeiro.
Cuidados importantesA garantia, seja a legal ou a contratual, não cobre os itens de desgaste e os custos com a manutenção periódica do veículo - como troca de óleo, filtros, embreagem ou pastilhas de freio. Além disso, o não cumprimento dos procedimentos previstos no manual do veículo pode invalidar a garantia.
Porém, a garantia de um veículo zero não termina quando são passados 90 dias da compra, ela é efetiva, principalmente, para possíveis defeitos de fabricação que só são constatados com o uso do carro. Essa garantia maior costuma cobrir câmbio, motor e lataria dos veículos.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a garantia legal para bens duráveis e serviços, como automóveis e manutenção, é de 90 dias. Todas as peças do carro estão incluídas na garantia legal. Na contratual, por sua vez, as condições são definidas pelo acordo entre a fabricante ou revendedora e o consumidor.
O proprietário ainda deve atentar-se para a possível presença de algum tipo de lacre em seu notebook, pois a violação do lacre também pode implicar em perda da garantia, mesmo que nenhuma peça seja retirada, trocada ou que a porta seja sequer aberta.
Quando se perde a garantia de um produto? “Quando terminar o prazo de garantia ou quando o fornecedor provar que o vício apresentado no produto ou serviço é decorrente de mau uso ou de uso indevido por parte do consumidor.
Ao todo são trocados óleo do motor, filtro do óleo, anel de vedação, filtro de ar, filtro de ar condicionado, filtro de combustível, correia em V, cinta da bomba de direção e aditivo limpa para-brisa. O líquido de arrefecimento, por exemplo, só aos 100.000 km.
20 mil km: Além das verificações já citadas, também será feito o controle visual das correias dos órgãos auxiliares do motor. Nesta revisão serão substituídos, além do filtro e óleo do motor e filtro de ar, também o filtro de combustível.
O CDC em seu artigo 26 fixa prazo para o consumidor apresentar sua reclamação de defeito ou vício do veículo ao fornecedor, isto significa que de acordo com o CDC, há uma garantia de 90 dias para os bens duráveis. A contagem se inicia a partir da entrega efetiva do bem.
Por lei, todo produto ou serviço tem, obrigatoriamente, uma garantia de pelo menos 90 dias. Quando você escolhe as melhores peças de reposição para o seu carro, é bem comum que esse prazo seja maior. Nesse caso, é chamada de garantia contratual e não é obrigatória.
Se a lâmpada apresentar algum defeito aparente, o fabricante deve realizar a troca em até 90 dias da data da compra com a apresentação do cupom fiscal e se o problema acontecer posteriormente à compra, o prazo começa a partir do momento que o consumidor detecta a falha.
A General Motors do Brasil Ltda., garante que cada veículo novo de sua fabricação ou importação e entregue ao primeiro comprador por uma Concessionária Chevrolet, incluindo todos os equipamentos e acessórios nele instalados na fábrica - é isento de defeitos de material ou de manufatura, em condições normais de uso, ...
Pela lei, o comprador de qualquer bem durável (o que inclui carros) tem no mínimo 90 dias de garantia, a partir da data em que foi feita a compra. É a chamada garantia legal. Ou seja, se você comprou um carro cujo fabricante prometeu cinco anos de garantia, na prática você terá cinco anos e três meses de proteção.
A garantia é de 5 anos sem limite de quilometragem. Se nesse período alguma peça da embreagem apresentar defeito, que é a embreagem não cumprir sua finalidade, o reparo é feito em garantia, embora não necessariamente a troca do conjunto todo. Entretanto, saiba que desgaste normal não é coberto pela garantia.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email