O que acontece quando a sonda lambda está com defeito?

Além do aumento no consumo de combustível, o defeito na Sonda Lambda pode provocar falhas e alteração na marcha lenta, além de também danificar o catalisador, já que o combustível chegará ao sistema de exaustão sem ser queimado corretamente.

O que faz queimar a sonda lambda?

Quando a informação sobre a quantidade de oxigênio liberado pelo motor, obtida pela sonda, chega à Unidade de Comando Eletrônico (ECU), a queima é equilibrada. A sonda lambda percebe isso quando muito oxigênio passa por ela – em outras palavras, quando a mistura fica pobre.

Quantos km dura uma sonda lambda?

A vida útil da peça costuma ser de 80 mil quilômetros. Esse número pode variar de acordo com os hábitos de uso e as condições do veículo. Usar combustível de má qualidade, impactos no sistema de exaustão e deixar o motor consumir óleo demais pode diminuir a durabilidade da peça.

Qual a tensão da sonda lambda?

A tensão lambda é normalmente de 0,1 Volts para a mistura pobre, isto é, a pressão de oxigênio nos gases de escapamento é maior do que na referência do ar atmosférico.

É preciso limpar a sonda lambda?

Ora, a sonda lambda fica no escapamento e informar a central eletrônica se a combustão está dentro dos parâmetros normais, a quantidade relativa de combustível e a do ar estão corretas. Entretanto, essa sonda é blindada, não existe a menor possibilidade de uma limpeza, pois é impossível abri-la.

Tem problema andar com a sonda lambda desligada?

Além do aumento no consumo de combustível, o defeito na sonda lambda pode provocar falhas e alteração na marcha lenta. Pode danificar ainda o catalisador, já que o combustível chegará ao sistema de exaustão sem ser queimado corretamente.

Como medir a tensão da sonda lambda?

Com a chave de ignição ligada, conecte o multímetro no fio preto (fio do sinal – lado da sonda) da sonda lambda. É apresentada a tensão de 1,600 VDC, aproximadamente. Ao dar a partida, a sonda fica travada na tensão de referência até que a sonda aqueça e comece a operar.

Para que serve o sensor de oxigênio?

O especialista lembra que esse componente, mais conhecido por uma letra grega, também é chamado de sensor de oxigênio, nome que já revela a sua função: aferir a quantidade de oxigênio presente entre os gases do escapamento.

O que é mistura rica e pobre de combustível?

Se houver muito combustível e ar não é suficiente, o motor está com a mistura rica. Se houver demasiado ar e o combustível não for suficiente, o motor terá uma mistura pobre, podendo engasgar, desenvolver menos potência, dar “tiros”.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email