Guia de Conteúdo
Carro voador acaba de ser aprovado na Europa, após decolar por 200 vezes. O carro voador nomeado de AirCar, recebeu certificação de autorização de voo, após realizar mais de 70 horas de testes e 200 decolagens, veja os detalhes do veículo capaz de transportar até duas pessoas, e nos mostra como pode ser o futuro.
O carro voador, batizado de “AirCar”, recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslovaca após completar 70 horas de “testes de voo rigorosos”, informou a Klein Vision, a empresa por trás do “carro-avião de modo duplo”.
Com isso, o veículo se aproxima mais ainda de sua produção. Projetado pela Klein Vision, com sede em Nitra – quarta maior cidade da Eslováquia – o Aircar tem espaço para dois passageiros e é capaz de atingir velocidades próximas de 190 km/h e altitudes acima dos 2,4 mil metros.
No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h. A empresa por trás do AirCar afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou "menos de 2 milhões de euros" (R$ 11 milhões) em investimento.
Compartilhe: Previstos pela Embraer para começar a circular em 2026, os eVTOLs — ou carros voadores — chegam no Brasil para melhorar a mobilidade urbana. Ou seja, fazer um voo da zona norte à zona sul, por exemplo, e não um voo entre estados, segundo a analista de economia da CNN Priscila Yazbek.
No filme, o carro encantando pertencia à família Weasley e foi usado por Harry Potter e Ron para que ambos pudessem chegar à Escola de Magia de Hogwarts. No processo, foi destruído pelo Salgueiro Lutador e decidiu rumar sozinho pelo bosque nos arredores da instituição.
Por uma simples razão: eles não se comportarão como se fossem veículos comuns deslocando-se por “avenidas” nos céus. Primeiro porque um eVTOL ocupa um enorme espaço e por isso não se imaginam estacionamentos capazes de abrigar centenas deles como num shopping center.
O primeiro carro voador a chegar a voar foi construído por Waldo Waterman (1894-1976).
A proposta da fabricante chinesa XPeng é outra. Seu modelo parece um carro superesportivo "de verdade", mas tem asas e hélices para subir aos ares. O veículo, que deverá custar até R$ 755 mil, será produzido em massa a partir de 2024 (veja detalhes no vídeo com imagens feitas por computador).
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email