É corrente ou correia dentada?

A correia dentada é responsável por sincronizar o movimento de diferentes partes do motor, como o virabrequim, o comando de válvulas ou os periféricos, como o alternador.

Quanto tempo dura uma corrente de comando?

A correia de comando fica dentro do motor de um carro e está sujeita a calor e poeira. A regra de ouro é substituir a cada 96.000 km, ou quatro anos. Nos carros mais recentes, você pode segurar a troca em no máximo 160.000 quilômetros.

Qual Fiesta que não tem correia dentada?

A Ford tem como tradição utilizar em seus motores, a corrente de comando, substituindo a conhecida correia dentada, como acontece no motor Zetec Rocam. O motor Zetec Rocam possui 8 válvulas e foi disponibilizado nas versões 1.0 e 1.6, sendo utilizado por boa parte da gama oferecida ao mercado brasileiro.

Onde se localiza a correia dentada?

A correia dentada é uma peça que fica no motor do carro e sincroniza o virabrequim. Por sua vez, o virabrequim é uma peça que transfere a força gerada pelo motor para as rodas e comando de válvulas. Na prática, a correia comanda a abertura das válvulas do motor, além do seu sincronismo com os pistões do cilindro.

Como saber se tem problema na correia dentada?

Quando você notar que seu veículo está perdendo potência, ou mesmo que o motor está vibrando mais do que o normal, além do maior consumo de combustível, é hora de ver a correia dentada, ou corrente dentada.

Como saber que a correia dentada está ruim?

Aparência: ranhuras mais externas parecem vitrificadas ou muito danificadas, e um ruído perceptível é resultante. Em casos graves, a correira pode até ser puxada para dentro do motor. Causa: desalinhamento da polia é uma causa comum, o que leva a esse problema e pode causar também a torção da correia dentada.

Quais os carros que têm corrente de comando?

É o caso do Firefly de três cilindros da Fiat, e também da família SCe da Renault e também da Hilux diesel, que nas últimas versões passou a adotar a corrente.

Qual os carros que têm corrente de comando?

Honda e Toyota, por exemplo, só utilizam essa tecnologia em seus carros vendidos no Brasil. Motores bem populares, como Zetec Rocam e E. torQ também usam corrente.

Qual Ford Ka tem correia dentada?

O Ford Ka com o motor 1.0L de 3 cilindros, possui uma correia dentada lubrificada. Com isso, seu prazo para realizar a troca é estendido. Segundo o manual do proprietário a troca é realizada a cada 240.000 km.

Quantos km aguenta uma corrente de comando?

A vantagem da corrente de comando é que não necessita de checamento de forma preventiva. Mas, no caso de apresentar problemas pode ser trocada, ou, até mesmo, quando o motor for retificado. As correntes de comando são mais resistentes, e chegam até 100 mil quilômetros.

O que acontece quando a corrente de comando quebra?

Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Logo o motor vai parar – no jargão dos mecânicos, ocorre o “óbito instantâneo”. Esse nome mórbido, infelizmente, não é só drama.

Quanto tempo dura a corrente de comando do hb20?

Apesar do manual citar a verificação a cada 30 mil quilômetros das correias de acionamento, a corrente de comando costuma durar mais de 100 mil quilômetros, porém, a verificação é necessária antes mesmo dessa quilometragem.

É correia ou corrente de bicicleta?

Talvez você nem saiba onde fica a corrente metálica ou a correia dentada, mas saiba que existe hoje no mercado uma briga entre as duas. E fique atento, tradicionalmente se usava corrente metálica, igualzinha a de uma bicicleta, que foi substituída, em alguns modelos recentemente, pela correia dentada de borracha.

Qual a diferença entre corrente de comando e Vareta?

O varetado, a troca de óleo deve ser feita a cada 1.000km rodados (recomendado), requer maior atenção nesse requisito, pois as varetas estão o tempo todo trabalhando, enquanto o de corrente de comando é a cada 3.000km rodados.

O que é uma corrente de comando?

A corrente de comando é quem liga o virabrequim ao comando de válvulas de forma sincronizada. A corrente de comando da Riffel é uma peça com extrema qualidade e durabilidade.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email