Guia de Conteúdo
Apesar do serviço realizado em um Focus não ser exatamente caro, devido à facilidade de acesso às diferentes partes do veículo, manter o carro com tudo em ordem não chega a ser barato.
O problema no caso do Focus com câmbio manual é o desgaste prematuro do trambulador. Já no modelo automático, o problema é a contaminação do óleo ou vencimento do prazo de troca, segundo uma oficina especializada.
As menores notas significam gastos mais baixos e as maiores indicam que o proprietário terá de desembolsar mais pelo serviço. Um carro com índice 10 consumiria em média R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil km, enquanto que a nota 60 (a mais alta), R$ 29,5 mil.
Se você quiser desempenho ou pretende comprar o carro para preparação, os modelos GLX com pacote de opcionais e com o motor a gasolina são a melhor opção. O Focus 1.6 é uma boa escolha se você procura conforto, mas não faz questão de desempenho e usa o carro em cidades sem trânsito ou em viagens.
Alguns mecânicos estudaram os problemas do câmbio Powershift e chegaram a diversos defeitos, entre eles está uma falha na vedação da caixa seca da embreagem, podendo causar oxidação em embreagens, garfos e rolamentos, e consequentemente o travamento.
Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email