Guia de Conteúdo
Com a sonda positiva, verifique a tensão em ambos os lados de cada fusível. Um fusível é apenas um condutor elétrico. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, o fusível é bom. Se um lado mostra 12 volts, branco o outro não mostra tensão, você encontrou o fusível queimado.
Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.
Tabela de fusíveis (cores e amperagens): Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.
Procure no estabilizador alguma etiqueta que mostre sua potência (VA) e divida o valor por 110V ou 220V (dependendo da tensão de sua rede) e terá a corrente adequada do fusível (A).
Quando a corrente através do fusível ultrapassa o limite, o fio do fusível fica mais quente. Isso significa que sua resistência aumenta, que uma porção maior da tensão cai através do fusível e, como tal, transforma mais eletricidade em calor.
Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada. No entanto, há outras situações que podem queimar um fusível.
Ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. Gire o seletor até a marca de Ω (ohms) para medir resistência elétrica. Antes de começar o teste, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email