Como saber se o fusível está bom?

Com a sonda positiva, verifique a tensão em ambos os lados de cada fusível. Um fusível é apenas um condutor elétrico. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, o fusível é bom. Se um lado mostra 12 volts, branco o outro não mostra tensão, você encontrou o fusível queimado.

Como saber se o fusível está ruim?

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

Qual a numeração do fusível?

Tabela de fusíveis (cores e amperagens): Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.

Como saber a capacidade de um fusível?

Procure no estabilizador alguma etiqueta que mostre sua potência (VA) e divida o valor por 110V ou 220V (dependendo da tensão de sua rede) e terá a corrente adequada do fusível (A).

O que leva um fusível a queimar?

Quando a corrente através do fusível ultrapassa o limite, o fio do fusível fica mais quente. Isso significa que sua resistência aumenta, que uma porção maior da tensão cai através do fusível e, como tal, transforma mais eletricidade em calor.

O que causa a queima de um fusível?

Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada. No entanto, há outras situações que podem queimar um fusível.

Como medir a resistência de um fusível?

Ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. Gire o seletor até a marca de Ω (ohms) para medir resistência elétrica. Antes de começar o teste, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email