Guia de Conteúdo
Queimadas, aquecimento solar, poluição...a pauta ambiental está mais em alta do que nunca. Apesar de toda a tecnologia envolvida, o automóvel a combustão ainda é um dos responsáveis pelo aumento do efeito estufa, graças à emissão do CO2.
Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico. Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.
Um estudo inédito lançado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) revela que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE), vilões do aquecimento global, e respondem por 88% dos quilômetros rodados por veículos motorizados na capital.
Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc. Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
Os veículos automotores representam a principal fonte de poluição do ar, respondendo por cerca de 90% da emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, e por cerca de 60% das emis- sões de óxidos de enxofre e 50% das emissões de partículas (exposição de moti- vos do Decreto Estadual nº 40.280, ...
Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Sua principal causa é a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e derivados do petróleo, pelas indústrias e pelos motores dos veículos. Os veículos movidos a diesel e gasolina (ambos derivados do petróleo) são os principais vilões da poluição atmosférica.
Segundo o Inventário de Emissões do Transporte Rodoviário de Passageiros em São Paulo, produzido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), um ônibus emite mais poluentes que um carro, mas, devido à capacidade de transportar mais pessoas que o carro, a emissão de material particulado é quatro vezes menor nos ...
Além do mais, os próprios carros são responsáveis por uma grande produção de dejetos, como restos de óleo e até pedaços da lataria. O lixo somado à falta de planejamento de algumas vias resultam no entupimento de bueiros, uma das principais causas de enchentes que tanto assolam as cidades.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email