Guia de Conteúdo
O processo de legalização de um veículo modificado começa bem antes das alterações. O primeiro passo é ir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e pedir uma autorização para, então, iniciar a reforma. Nessa fase, é importante que você leve ao órgão fotos detalhadas de seu veículo antes das mudanças.
DETRAN e ir diretamente ao atendimento da vistoria. Lá você deve informar que precisa de uma autorização para alteração de característica veicular, o processo é parecido com um emplacamento. Você precisará realizar uma vistoria e para isso seu carro deverá estar totalmente original, inclusive em relação à altura.
O procedimento pode ser feito pelo próprio interessado - o custo beira os R$ 350. Em despachantes, o serviço, incluindo as taxas, parte de R$ 700.
Se o indivíduo adulterou os números, basta colocar uma folha branca na parte de dentro do vidro, de forma que os números impressos apareçam na folha. Se houve adulteração, a pessoa vai perceber que o que aparece na folha de papel é o número original.
O Detran PR não tem a opção de legalizar carros turbo, impedindo o proprietário de andar com seu veículo dentro da lei.
§3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a altura livre do solo.”
Como a pressão atmosférica normal é de 14,7 lb/pol2 ao nível do mar, o turbo coloca 50% mais ar no motor. Com isso, espera-se um ganho de 50% na potência do motor mas, por não haver eficiência na mesma proporção, é normal atingir um ganho de 30% a 40%.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email