Guia de Conteúdo
Hoje, para se importar um veículo para cá ele precisa ser 0 km ou ter mais de 30 anos de fabricação, para fins de coleção apenas. Essa regra é válida desde 1991, quando se voltou a permitir a importação de veículos de fora do Brasil, proibidas desde os tempos da ditadura.
A importação de carros usados é proibida no Brasil desde 1991, de acordo com a Portaria nº 18 do Departamento de Comércio Exterior. A única exceção prevista é para carros diplomáticos e carros antigos, para itens de colecionador ou fins culturais, contanto que tenha mais de 30 anos de fabricação.
A importação de carros usados é vetada no Brasil desde 1991 pela Portaria nº 18 do Departamento de Comércio Exterior. Hoje, a única exceção prevista é para carros diplomáticos e carros antigos, com mais de 30 anos de fabricação, para “fins culturais e de coleção”.
Segundo o texto do Projeto de Lei n. 237/2020 apresentado, “Qualquer pessoa física ou jurídica poderá realizar a importação de veículos automotores para fins terrestres, novos ou usados, independentemente de autorização prévia e do ano de fabricação”.
Você pode importar qualquer carro de qualquer lugar do mundo — desde que ele tenha 30 anos ou mais e esteja em condições de rodar, como dito no parágrafo anterior —, basta escolher o carro e negociar o valor final com o vendedor. Uma dica valiosa: dê preferência a carros que não precisarão de restauração.
O custo de importação de veículos também varia muito conforme o país que você quer importar, distância, valor do veículo, taxa de frete, entre outros fatores. No entanto, o valor de translado pode ser de aproximadamente R$ 5 mil em alguns casos.
Pagará todos os impostos (Imposto de Importação, IPI, PIS, COFINS e ICMS) que são calculados em cascata sobre o valor da mercadoria com o frete. Só aí você gastará cerca de 80% do valor do automóvel.
O Projeto de Lei 237/2020, proposto pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), altera as regras e prevê a importação de veículos usados ao Brasil. Atualmente, em regra válida desde maio de 1991, apenas utilitários com mais de 30 anos podem ser importados.
Os motivos no setor automotivo Entre eles, a baixa no estoque de produtos para a produção dos veículos, a elevação no preço de matérias primas e o aumento nos custos de transporte são motivos para os carros caros. Além disso, a procura por seminovos tem sido maior que o estoque disponibilizado no mercado atualmente.
A importação de material usado para nosso país, em regra, é proibida. Contudo, existem várias exceções, bem como algumas diretrizes e requisitos para que a importação do item usado seja autorizada.
Segundo a Portaria SECEX nº 23, de 14/07/2011 e o Regulamento Aduaneiro (Decreto nº 6.759/2009), a importação de material usado é permitida, por exemplo, para: Equipamentos, aparelhos, máquinas, ferramentas e contêineres para uso como unidade de carga.
Os bens que integrem remessa postal internacional de valor não superior a US$50.00 (cinqüenta dólares dos Estados Unidos da América) serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email