Guia de Conteúdo
A cafeteira é colocada em uma fonte de calor, normalmente a boca de um fogão. O compartimento de baixo é preenchido com água e por cima o pó de café fica em um de filtro de metal. Ao esquentar, a água se transforma em vapor, passa por um tubo e condensa no compartimento de cima.
Na hora em que você for fazer o seu café na cafeteira, lembre-se dessas dicas! Nunca coloque açúcar na água do preparo; despeje a água no reservatório indicado com cuidado e na medida desejada. Coloque o filtro de papel correto na sua cafeteira e preze por marcas mais resistentes e do tamanho ideal.
Coloque o pó de café dentro do filtro, atentando sempre às medidas. O ideal é que você use uma colher de sopa de café para cada 100 ml de água. Você também pode verificar as recomendações presentes no manual da cafeteira (algumas recomendam proporções específicas).
Coloque a quantidade de pó de café necessária para atender a sua demanda. Dica 2: Para cada 100 ml de água, você precisará de 1 colher de sopa de café em pó.
quando você coloca água fria, ela flui do reservatório pelo orifício na parte inferior para dentro do tubo laranja; em seguida, a água passa pela válvula de controle de fluxo para o tubo de alumínio no aquecedor e, em seguida, sobe até um certo ponto por dentro do tubo preto.
Para passar o café, a água deve estar em uma temperatura de cerca de 90 a 96 °C, ou seja, antes de ferver. Se a água estiver fria demais, ela não vai extrair todo o sabor; se estiver quente demais, vai escaldar os grãos e afetar o sabor final. Para ferver você mesmo a água para o café, deixe-a ferver.
O papel da resistência nesses equipamentos é aquecer a água armazenada em uma caldeira de cobre que, por sua vez, transfere calor por condução para tubos onde circula a água destinada ao preparo da bebida. A temperatura do líquido dentro da caldeira é controlada por um termostato que a mantém em torno de 119º C.
Sujeira no sistema de sucção Para isso, retire o reservatório de água da sua cafeteira, e observe que há um furinho na parte inferior da base da cafeteira. Esse é um local onde é comum acumular sujeira, como pó de café ou outros resíduos presentes na água.
Um problema apontado no manual de utilização da Dolce Gusto, mas que é menos recorrente, é a cápsula que pode estar bloqueada e pressurizada, impedindo a saída da bebida. Quando isso acontece, o equipamento não funciona como deveria, já que a água não vai conseguir passar.
As cafeteiras de cápsulas funcionam por pressão. Portanto, não se pode colocar leite no reservatório da cafeteira Dolce Gusto, apenas água limpa e filtrada.
Para quem quer saber onde comprar pó de café para cafeteira italiana, o Moka Clube é o lugar. Opções de moagem grossa são as mais indicadas, pois permitem que a passagem da água pelo café seja realizada com facilidade. Utilize de 5 a 7 gramas de café para cada 100 ml de água.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email