Como funciona o motor automóvel?

COMBUSTÃO. Logo após, ainda dentro do cilindro comprimido, a vela produzirá uma faísca, gerando uma combustão. O pistão penderá para baixo outra vez, por causa da força gerada por essa explosão. Com isso, o motor “ganha vida” e o carro consegue sair, gerando e queimando energia continuamente até ser desligado.

Como funciona o motor de um automóvel à gasolina?

A gasolina no cilindro entra em combustão, aumentando rapidamente de volume e empurrando o pistão para baixo. Assim que o pistão atinge a parte de baixo do seu curso, a válvula de escape se abre e os gases queimados deixam o cilindro através do tubo existente para esse fim.

Qual é a função de um motor?

Em resumo, o motor é um equipamento que transforma outras fontes de energia em energia mecânica levada por meio de uma transmissão para a movimentação de uma máquina. Essa é a parte mais simples, pois o processo todo é mais complexo.

Como ocorre a combustão no motor dos automóveis?

Uma mistura de ar e vapor de gasolina entra pela válvula para ser “aspirada” para dentro da câmara de combustão, que está a baixa pressão. O pistão chega ao ponto morto inferior, e a válvula de admissão fecha, completando o primeiro tempo do motor.

Qual a função de um motor de combustão?

O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. Os tipos de motor de combustão interna mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel.

Qual é a função de um motor de arranque?

O motor de partida transforma a energia elétrica que recebe da bateria em energia mecânica para girar o motor a combustão e vencer a resistência ao movimento – causada pela compressão dos cilindros, atrito (que é ainda maior com o motor frio) e o peso das peças internas, como pistões, bielas e virabrequim.

Como é feita a combustão da gasolina?

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Qual a reação do combustão da gasolina?

Reações de combustão Um exemplo é o enxofre, presente na gasolina, que reage com o oxigênio ou hidrogênio formando SO2 e H2S. A combustão incompleta também produz óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos, aldeídos e particulados, além da fuligem preta típica dos motores mal regulados.

Qual a reação de combustão da gasolina?

Ao sofrer uma combustão, etanol e gasolina produzem os gases dióxido de carbono e água, no caso de uma combustão completa, e monóxido de carbono e água, no caso de uma combustão incompleta.

Como funciona uma combustão?

Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.

Como funciona a combustão?

A combustão ocorre quando um combustível reage com oxigênio e produz calor, gás carbônico e água (se for completa) ou monóxido de carbono ou fuligem (se for incompleta).

Como funciona o motor de combustão de um veículo e o que a termodinâmica tem a ver com isso?

No caso do motor de combustão interna, calor liberado na explosão da mistura 'combustível + ar' expande os gases resultantes da combustão. Parte desse calor é, portanto, utilizado para realizar trabalho sobre o pistão, cujo movimento é transmitido para as rodas do carro, fazendo-o se movimentar.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email