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Quando há indicação de excesso de carga, o veículo passa pela aferição dinâmica de precisão, feita a uma velocidade menor (10 km/h). A partir da comprovação do excesso de peso, o aviso é enviado automaticamente à central para posterior notificação do infrator.
Multa por não parar no posto fiscal Caso o motorista do caminhão passe direto na balança, ele estará sujeito à multa de evasão, portanto é melhor não arriscar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que não parar no posto fiscal perderá 5 pontos na CNH, além de receber uma multa de R$ 195,23.
O que é peso por eixo? Quanto mais peso um caminhão concentrar em um só eixo, maiores são as chances do veículo e da rodovia serem danificados. Por isso, a divisão adequada do peso entre os eixos é essencial para manter a estabilidade do veículo e também para reduzir o impacto que o caminhão tem no solo.
Por que preciso parar no posto fiscal mesmo com o caminhão vazio? Apesar de parecer exaustivo fazer outra parada depois de uma longa viagem, é obrigatório a parada no posto fiscal mesmo sem carga.
A Lei da Balança É a legislação que limita o peso da carga do caminhão para circular pelas rodovias. Baseada nas Resoluções 210 e 211 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
A MP altera a Lei 7.408/85, que atualmente prevê tolerância sobre os limites de peso bruto total ou sobre o peso bruto transmitido por eixo à superfície das vias públicas. Agora, na pesagem dos caminhões, a tolerância do peso bruto total passará de 10% para 12,5% por eixo nas cargas acima de 50 toneladas.
Um eixo para 6 toneladas, por exemplo, pode passar com até 6.600 quilos sem tomar multa. Em um eixo de 10t, até 11.000 quilos passa. Acima desse peso é aplicado multa, porém, não há necessidade de transbordo se a carga no eixo ficar até 12,5% acima do limite (de acordo com a Resolução do CONTRAN).
Peso máximo permitido por eixo: 6 toneladas dianteiro, 10 toneladas traseiro. Eixo duplo na carroceria (dois eixos juntos). Um dos eixos traseiros recebe a força do motor. Comprimento máximo: 14 metros.
Uma balança de pesagem de caminhões é um sistema de vários componentes que trabalham juntos para fornecer leituras de peso quando um caminhão entra na balança. Ela é composta por uma base, ponte ou plataforma, sistema de célula de carga, terminal e acessórios.
Contudo, embora a função primária da balança seja medir a massa, há balanças que, por meio de relações matemáticas simples, podem informar o valor aproximado do peso de um corpo.
O uso da balança rodoviária ajuda a evitar fraudes entre o destino e a origem das cargas, já que no meio desse processo é possível que haja um desvio e mais mercadorias sejam colocadas dentro do transporte.
Nas cidades, os mais comuns são os chamados Veículos Urbanos de Carga (VUC), ou semileves, mais maleáveis e capazes de circular em ruas mais estreitas. Eles têm capacidade para cargas de apenas 3,5 toneladas. Há ainda os chamados leves, que têm capacidade de carga máxima entre 6 e 10 toneladas.
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