Guia de Conteúdo
No campo “Discriminação”, declare que o veículo foi financiado e informe o modelo, ano, valor total do carro, CNPJ ou CPF do vendedor, valor da entrada (se tiver sido paga em 2021), quantidade total de parcelas e número de prestações pagas até 31/12/2021.
Basta se dirigir ao campo “Bens e Direitos", seguir até “Discriminação” e aí inserir as informações referentes ao valor pago pela seguradora. A ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” também precisa ser preenchida com esses dados.
Como declarar carros financiados no Imposto de Renda 2021 Não é necessário, no caso dos veículos financiados (ou alienados), informar o empréstimo no campo “Dívidas e ônus Reais”. Para declarar os carros financiados, basta adicionar, no quadro “Discriminação”, os detalhes da aquisição.
Se isso acontecer, você fica sem receber a restituição até que envie uma correção à Receita Federal ou apresente documentos que comprovem a veracidade do que foi declarado. Vale lembrar que a declaração do Imposto de Renda 2021 começou no dia 1 de março e precisa ser realizada até 23h59 do dia 30 de abril.
Na hora de preencher a declaração de imposto de renda 2022, você deve importar os dados do GCAP2021 para o programa da Receita Federal. Vendas de veículos com ganho de capital por valores inferiores a R$ 35 mil são isentas de imposto de renda.
Na ficha “Bens e Direitos”, selecione o item referente ao veículo (caso você tenha importado a declaração original) ou crie-o por meio do botão “Novo” (caso você esteja fazendo a declaração do zero). Em seguida, certifique-se de que código do item é o 21, e inclua o Renavam (sempre presente no documento do veículo).
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email