Guia de Conteúdo
Em 1979, Carlos Alberto havia comprado um Ford Landau de uma concessionária em Campina Grande (PB). A loja, porém, foi à falência antes da entrega do carro. Ali, Carlos Alberto se dispôs a comprar os ativos da concessionária falida e deu início à história do Grupo Caoa.
A morte do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, cujo nome forma a sigla Caoa, vai ser um ponto de divisão na história da indústria automobilística brasileira.
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da CAOA, começou suas atividades no setor automotivo ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB). A revenda faliu e ele não hesitou em propor que lhe fosse repassada para compensar o pagamento do veículo.
O grupo Caoa, que é dono de concessionárias de três marcas e produz automóveis da Hyundai em Anápolis (GO), decidiu apostar no crescimento da chinesa Chery no Brasil. A empresa brasileira adquiriu 50% da operação local da montadora chinesa, conforme acordo anunciado hoje.
A fábrica opera em três turnos e tem capacidade de produção de 180 mil carros por ano, o que equivale a 36 carros por hora. Sobre a Hyundai Motor BrasilA Hyundai Motor Brasil iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba em 25 de fevereiro de 2011.
Você sabia que a Hyundai é originalmente coreana? A montadora foi criada em 1967 por Chung Ju-Yung, na Coreia do Sul. O nome vem da palavra hyeondae, que em coreano significa modernidade.
Com a morte de Carlos Alberto de Oliveira Andrade no último sábado (15), o controle do Grupo Caoa ficará nas mãos dos dois filhos do empresário: Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, de 22 anos, e Carlos Philippe de Oliveira Andrade, de 19 anos.
Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade já participava ativamente no conselho, informou a empresa. O grupo CAOA anunciou nesta quinta-feira (19) que a presidência do conselho da companhia, que era ocupada por seu fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, morto no sábado (14), será assumida pela sua esposa.
A parceria entre as duas empresas continua até hoje. Depois de um período conturbado, marcado pelo precário pós venda e por veículos pouco expressivos, como o Excel e o Accent, em 1999 a marca Hyundai passou a ser importada oficialmente no Brasil pela Caoa. A grande virada ocorreu em 2004, com o lançamento do Tucson.
Hyundai. Em 1998, o fabricante comprou a Kia e a Asia Motors e formou um importante grupo automotivo sul-coreano. Em 2020 a Hyundai-Kia foi o quarto maior grupo automotivo em vendas, com 6,52 milhões de unidades.
Em setembro de 2017, a Caoa comprou 51% das operações brasileiras da Chery, formando então a nova empresa denominada Caoa Chery.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email